quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cartões e histórias

Propusemos aos nossos meninos (o Fábio e eu) um trabalho de escrita. Distribuímos para isso 8 cartões que eram diferentes de grupo para grupo. Continham ideias: locais, forma de começar, tipos de personagens... Eis as histórias que eles e elas escreveram. A ideia foi «oferecida » pela Fátima mãe do Tiago e da Bea:

As Galinha com dentes
No tempo em que as galinha tinham dentes… Apareceu uma fada que vivia numa casa abandonada. A fada estava a encontrar um mágico. Em Marte onde a fada morava havia um pirata que fugiu de um polícia. A fada perguntou-lhe assim:
-Ó pirata não precisa de ajuda?
-Não.
A fada disse assim:
-Ok
O polícia continuava a correr atrás do pirata que não quis a ajuda da fada. E a fada ficou a ver e pensou:
-E oxalá que tudo lhes corra bem e a nós também.

Grupo – Inês, Helena, Gonçalo

A terra do lobo mau
Há muitos… muitos anos… Um lobo mau foi passear à torre e descobriu uma feiticeira, no chão da felicidade, que era da bruxa.
A bruxa vivia no vale das neves numa casa que mais parecia um iglo. A casa só tinha espaço para uma candeia, duas garrafas de poção mágica. Ela só cabia lá sentada.
Na torre vivia um duende que às vezes saía para passear.
Um dia descobriu a casa da bruxa e ficou a espiá-la. Esteve tanto tempo a espiá-la que adormeceu. De repente sentiu a presença de alguém. Era o lobo mau que disse:
-vamos embora que amanhã há mais…
Grupo: Catarina, Maria, Leonor


À procura da erva que curaNo tempo das fadas uma menina curiosa foi passear à floresta à procura de uma erva que cura doenças, procurou no deserto, andou muito e encontrou um espantalho e um robô, que disseram:
-nós sabem onde está a erva. Vais em frente voltas à direita depois à esquerda.
Segui em frente e encontrou mas apareceu um dinossauro e acabou-se o que era doce.
Grupo : Lurdes, Rodrigo O , João Romão


0 menino descobria a espada
Antigamente nuns país distante uma velhinha que queria ser mãe natal foi conhecer o pai natal.
Ela encontrou um gigante a lutar com um menino e decidiu ir ter com o pai natal para ele fazer uma magia para construir um foguetão. A velhinha punha a espada no foguetão se o gigante matasse o menino.
O pai natal fez um foguetão com a sua varinha mágica. Ele lembrou-se de fazer uma magia com gatos que arranhavam tudo transformou-os no foguetão.
Vitória, vitória acabou a história.
Grupo: Diogo, Francisco L., João Pedro

Uma aventura no espaço
No tempo em que os caracóis não andavam com as casas às costas havia um planeta mágico na lua e a lua tinha um poder muito forte. Um ladrão encontrou uma seria que controlava esse poder e o poder já não estava lá por isso culparam-na. Um cão que viu tudo foi procurar ajuda e encontrou o pai da sereia. Contou-lhe o que se estava a passar. O pai que era astronauta investigou e pediu ajuda à sereia e ao cão. Juntos resolveram o mistério e a lua recuperou o poder mágico.
Meu dito, meu feito este conto saiu perfeito.

Grupo : Lucas, Beatriz, Pedro J

Os animais
No tempo em que os animais falavam…
Existia um gato que estava num castelo a descansar descobrindo a pensar a forma da paz. Depois o gato foi passear no rio encantador mas passou uma serpente que o assustou e ele desatou numa correria maluca e encontrou um bombeiro. O gato gritou:
-larga! É uma serpente.
O bombeiro riu e disse que era uma mangueira e estava a lavar o passeio.
E agora vamos embora, que está na hora de acabar a história.

Grupo: Noa , Joana, Rodrigo S.


O cavaleiro
Era uma vez um cavaleiro, que vivia numa gruta. Um dia encontrou um tesouro.
Foi para o planeta do amor. Nesse planeta existia um cozinheiro que fazia comida com a ajuda de um dragão que fazia de fogão. Nesse planeta havia muitos animais que eles caçavam para poder comer. O cavaleiro ao ver aquilo ficou muito admirado e assustado e pensou:
-será que o dragão me vai comer?
O dragão sai para caçar correndo atrás de uma vaca. O cavaleiro aproveitou para ir falar com o cozinheiro que lhe disse para não ter medo porque só comia carne de vaca.
E depois… Foram-se as vacas e ficaram os bois.

Grupo : Carolina, Nuno, Margarida

História
No tempo em que as bruxas andavam de vassoura… para descobrir mistérios descobriram uma vassoura velha e descobriram muitos e muitos mistérios.
Primeiro encontraram um novo planeta onde havia uma ilha. Nessa ilha havia um labirinto onde viviam um rei extraterrestre e um monstro e eles nunca se encontraram, até que um dia o extraterrestre acendeu uma luz e eles encontraram-se todos e foram felizes para sempre.

Grupo: Guilherme, Pedro F., Tiago

3 comentários:

  1. Que histórias fantásticas os meninos são capazes de imaginar! Parabéns a todos pela criatividade! A ideia é excelente e deve ser posta em prática, de novo! Muito bem!!!

    ResponderEliminar
  2. Esta ideia é mto gira. Tb dá pa fazer na Pré, embora com mais orientação, mas ficam sempre resultados muito giros e criativos! Que boa maneira de estruturarem o pensamento e o discurso....

    ResponderEliminar
  3. É uma maneira divertida de pôr estas cabecinhas a criar histórias.O resultado está à vista.Parabéns!

    Lurdes

    ResponderEliminar