segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projecto Ilídio Pinho I

Hoje começámos as nossas tarefas neste Projecto que tem como tema: A Ciência da Cor vs a Cor da Ciência
Procurar relações entre a Ciência e a Arte é o nosso primordial objectivo. São linguagens, territórios, pensamentos, campos que parecem opostos mas ambos se alimentam da curiosidade, da criatividade e da inovação. É um diálogo possível e que interessa projectar.
O primeiro tema é a luz
nas ciências explorámos a questão
: vemos sempre ou não vemos só às vezes, um objecto que esteja no nosso quarto?
17 meninos/ meninas acham que vêem sempre esse objecto, 6 meninos/meninas disseram que só o viam às vezes.
As razões apontadas são:
(ver sempre) - está na minha prateleira; vejo a cama porque durmo lá; porque estou sempre a brincar com ele;
( ver só às vezes) - estou na escola e no ATL e não vejo; às vezes estou na sala e não no quarto; nem sempre olhamos para o mesmo sítio; a minha viola está na casa dos meus avós
na arte - vamos desenhar o que vemos ( paisagens ) do mesmo sítio de observação mas de dia e de noite. Para ajudar nessa compreensão ficam dois vídeos. Um de Henri Rousseau , outro de Cezanne.Segunda-feira na escola vamos analisá-los e analisar o que eles desenharam com «luzes» diferentes e perceber os porquês!

BOM TRABALHO

2 comentários:

  1. pois é...eu gostei muito de ajudar os meus meninos a fazer este trabalho de casa... nunca tinha olhado para a janela com essa intenção... e é de facto muito diferente... e muito bonito olhar a paisagem e descobrir as diferenças do dia e da noite!!!
    Quanto aos filmes... o meu pintor preferido é Monnet... gostei mais do filme de Cezzane... mas é muito giro conhecer outros pintores e as suas obras!
    Bons trabalhos!!!... fico à espera de ver os resultados!

    ResponderEliminar
  2. Fátima, obrigada pelo comentário.
    A relação da escola com a família também se faz com estas propostas. Ainda bem que descobriram coisas diferentes com luminosidades diferentes.
    Chegaremos um dia destes a Monnet e depois ... a outros.
    Vai ser mutio boa esta aprendizagem!

    ResponderEliminar