sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Questionário sobre a utilização do refeitório da escola

A partir da reunião de pais / enc. de educação de Janeiro apliquei um questionário aos meninos e meninas do 2º A.
Partilho os dados recolhidos e sugiro que possam falar com eles / elas sobre este assunto, tendo em conta tudo o que já foi falado na reunião. Cada um tem de ser responsável na utilização dos espaços comuns.


Não almoço mas o que sei sobre a cantina, a partir do que os meus colegas dizem é:
• Um lugar grande para entrar é preciso senha e também têm de fazer uma fila;
• Divertido almoçar na cantina. Têm de fazer fila para almoçar. A comida é boa mas nem sempre comem tudo;
• Que é uma grande confusão, que a comida quando é servida está fria e que às vezes não gostam da comida;
• Muita confusão na fila.

Eu almoço e acho que …
• Os meninos estão sempre a fazer barulho, passam á frente na fila e a cantina deveria estar mais limpa;
• A comida é boa ( 2)
• Há muitas confusões e gritos
• Deveria melhorar … menos gritos, caírem menos pratos aos chão, respeitar as contínuas;
• A comida é boa, sabe muito bem;
• A comida é boa, eu não preciso repetir. Há muito barulho;
• A comida é boa mas há muita confusão porque os outros meninos passam à frente e empurram;
• A comida é mais ou menos boa;
• É bom eu gosto de esparguete com carne;
• A comida é boa mas há muita gritaria e confusão;
• A cantina tem boa comida e tem comida saudável. Na fila só há uma funcionária e há empurrões.
• A comida é boa e é muita e como sempre a fruta. A cantina funciona bem. Mas nem todos respeitam a fila para entrar.
• A comida é boa e acho que há regras para cumprir mas às vezes não cumprem ;
• Eu gosto poucas vezes da comida do refeitório da escola ;
• Os meninos não respeitam a fila porque saem da fila e depois querem voltar para o mesmo lugar mas dentro da cantina corre tudo bem;
• Não se pode brincar com a comida. Tem que se lavar as mãos no lavatório e não rasgar as senhas ;
• Não gosto de algumas comidas;
• A cantina é muito suja porque nós andamos a atirar comida. E alguns meninos gritam na cantina


Sugestões
• A sopa devia estar mais quentinha; Devia haver mais funcionárias porque na fila há muitas confusões;
• Evitar pratos no chão; Evitar o barulho;
• Comidas e sobremesas diferentes ;
• Eu não gosto de ficar na fila da cantina;
• Na cantina podia haver uma fila só de meninos do 1º e 2º ano e outra para os meninos do 3º e 4º ou então deveria haver horários diferentes;
• Acho que deveria haver mais funcionárias porque é uma confusão;
• Gostaria de comer frango com batatas e pizza;
• Eu acho que seria bom ter mais empregadas;
• Deveriam variar a comida. Deviam ter mais empregadas a organizar a fila para não haver empurrões;
• As funcionárias deviam estar ao pé de nós;
• Acho que todos podem fazer um esforço para cumprir as regras ;
• Fazer mais comida grelhada e sem molho;
• Os meninos que não respeitam a fila deviam ficar no fim;
• Mudar as comidas

4 comentários:

  1. Parabéns! Uma análise muito capaz! Assim recomendam as novas abordagens. Compreender o que se passa no local. Quem melhor para isso do que eles!

    ResponderEliminar
  2. A questão da cantina é muitas vezes abordada nas reunião que realizo mensalmente com os pais /enc. de edcuação. Posso dizer que é um assunto recorrente mas... há que reflectir para que seja ultrapassada esta questão. Daí que tenha surgido a necessidade de ouvir quem a utiliza. Propus entretanto à Coordenação da escola e do Departamanto do 1º ciclo que este assunto ( desta ou de outra forma) fosse abordado na próxima Assembleia de alunos.
    Obrigada pela sua intervenção.
    gena

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com tudo o que nós dissemos.
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. A utilização da cantina é uma realidade para grande parte dos alunos da escola (nesta turma é demonstrativo). é um serviço da escola e, como tal, é importante que TODOS se envolvam para que este momento da rotina diária dos meninos seja vivenciado de forma positiva, tal como os outros momentos lectivos passados na escola.
    Obrigada à professora por se implicar também neste assunto... que estes resultados sejam utilizados da melhor forma!
    Fátima Bento

    ResponderEliminar