sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

De que cor é a luz do sol ?



Antes da experimentação todos pensavam que a luz do sol era amarela ou vermelha ou laranja , à excepção de um aluno que referiu que a luz do sol era branca.
Durante a experimentação, colocámos uma bacia de água de modo que a luz do sol batesse na água. Mergulhámos o espelho dentro da água encostado ao lado de dentro da bacia e virado para o sol. Orientámos o espelho até conseguirmos que reflectisee.

Fizémso esta tarefa em grupos.

Concluímos que a luz do Sol atravessa a água, é reflectida no espelho e sai da água separada num conjunto de cores que são as mesmas do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul-lilás e violeta. Na verdade, a luz do Sol é uma mistura de todas essas cores e o conjunto da água e do espelho é capaz de as separar. O arco-íris contém todas as cores que formam a luz branca do Sol!

4 comentários:

  1. Interessante o que os meninos pensavam.
    Há sempre oportunidade de construir e reconstruir conhecimento!

    ResponderEliminar
  2. Eu pensava que a luz do sol era laranja mas agora já percebi como aparece o arco-iris no céu.
    Rodrigo Silva

    ResponderEliminar
  3. Eu já sabia que a luz do sol tinha várias cores.
    Foi a minha mãe que me disse.
    Rodrigo Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Gena,

    Até eu aprendo imenso com as suas aulas.

    Eu adoro pintar (é um dos meus passatempos) e gosto da forma como ajuda as crianças a perceber as cores e como interpretar a arte.
    É uma componente muito importante do ser humano, o saber sobre arte e relacionarse com a arte.

    Bem haja!

    Célia RAmos

    ResponderEliminar