sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alguns balanços... leituras na escola e em casa



Estamos no final do 2º Período, apresentamos o balanço (quantitativo) dos livros lidos na escola ( obras completas e contos - partes de livros) e dos livros lidos em casa.


Na escola foram várias as Estratégias (Modalidades de Leitura) utilizadas: Leitura em voz alta feita pela professora; Leitura silenciosa feita pelos alunos; Leitura em voz alta feita pelos alunos ( ainda ontem o JoOão R e o Pedro J leram textos do livro Com Sabor a Caramelo e hoje a Maria leu um texto do livro Com sabor a Chocolate);Leitura feita por um convidado; Leitura feita por professor da equipa da semana da leitura ( na nossa turma foi a Gena); Leitura feita por uma turma a outra(s) turma(s); Visionamento

Actividades desenvolvidas também foram várias: Leitura e exploração oral; Reconto oral e escrito; Ilustração; Fichas de trabalho; Fichas de leitura; Dramatização; Trabalhos multidisciplinares envolvendo outras áreas; jogos e claro gravação do podcast e trabalhos no blogue

10 comentários:

  1. Parabéns aos pequenos GRANDES leitores que dia a dia, passo a passo descobrem a leitura! Hoje, dia 2 de Abril é um dia especial: comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. E porquê no dia 2 de Abril? Já ouviram falar do escritor Hans Christian Andersen? O quê?! Não acredito que não conheçam contos como o Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa e a Ervilha... Ah! Já sabem de quem estou a falar...
    Este escritor nasceu (imaginem só!) a 2 de Abril do ano de 1805. Como a contribuição da sua obra é tão importante a data do seu nascimento é hoje o Dia Internacional do Livro Infantil.

    Assim deixo aqui uma sugestão para todos os que nos vistam: um site excelente com contos de Hans Christian Andersen. Podem consultá-lo em: http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm
    BOAS LEITURAS!!!
    Fátima

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho o livro com cheiro a chocolate.Já o li e gostei.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito de ler o que os meninos escreveram pois escreveram muito.
    Joana Ramos Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de ler histórias e tenho aprendido muito com o que leio.
    Rodrigo Silva

    ResponderEliminar
  5. Que bom gostarem de ler. A leitura faz-nos aprender muito. Continuem.
    Gena

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ouvir a história do Livro Com Sabor a chocolate, e de termos desenhado o conto.
    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de ler. Quase todos os dias á noite quando me vou deitar leio uma história. E assim fico com sono e depois adormeço. O livro que eu gostei mais de ouvir na escola foi o livro Com cheiro a chocolate.
    Noa carvalho

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ler, à tarde leio histórias para a minha avó e prima ouvirem. Quando posso à noite também leio para a minha mãe um livro que não seja muito grande.

    ResponderEliminar
  9. É muito importante a leitura... o gosto não nasce connosco, temos que o "educar"... que bom que na escola façam isso, lendo alto, lendo para os outros, lendo silenciosamente.... assim se vai ganhando o gosto por uma "viagem" que será para a vida! Fico muito orgulhosa do trabalho que se vai fazendo nesta turma, transversalmente,em todas as áreas e ainda bem que este blog existe, pois o malandro do Pedro pouco conta!

    ResponderEliminar
  10. Que excelentes leitores!

    Eu também gosto muito de ler. Às vezes leio vários livros ao mesmo tempo pois gosto muito de aprender matérias novas.

    Continuação de boas leituras.
    Célia Ramos

    ResponderEliminar