terça-feira, 5 de abril de 2011

Medições...



Andamos a fazer medições com palmos, pés, passos e com a régua.
Como objectivos dos NPMEB tínhamos: Compreender as noções de comprimento...; Compreender o que é uma unidade de medida e o que é medir; Comparar e ordenar comprimentos...; Realizar medições utilizando unidades de medida não convencionais e compreender a necessidade de subdividir uma unidade em subunidades; Realizar medições utilizando unidades de medidas convencionais (centímetro, metro...).
A proposta era que explorassem propriedades mensuráveis em objectos, que utilizassem unidades de medida não convencionais, como palmos, pés, passos e objectos para medir comprimentos... e que utilizassem instrumentos de medida adequados às situações.



O trabalho foi a meias e eis alguns comentários: ... a porta da WC tem várias medidas... o dossier tem um palmo e meio...a borracha tem de largura um dedo... o lápis mede um palmo e mais o dedo mindinho ...a borracha da Leonor era perfeitamente 3 cm... se medir ela tem e mais um bocadinho, se medir ele não chega a dois...mede um palmo pequeno... o quadro pequeno mede de largura 146!
Agora é discutir tudo isto para construir conhecimentos.

4 comentários:

  1. É mesmo muito importante saber medir seguindo uma escala, e perceber que o tamanho é o mesmo, embora varie a escala utilizada! Isto vai ser muito útil para quando aprenderem as medidas convencionais, como o metro , o litro, o quilo, e as suas sub-divisões!... Estamos a avançar para o 3º Ano?!Parabéns, Gena!

    ResponderEliminar
  2. Foi muito engraçado fazer aquele trabalho medindo, pois é assim que sabemos se as coisas medem 1 metro ou mais de 1 metro ou menos de 1 metro.
    Joana Ramos Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Já estamos a aprender as medições.
    É muito fixe fazer estes trabalhos com a Gena, como medir a nossa mesa, a sala, o quadro pequeno que está atrás de nós, a porta do wc...
    Boas férias amigos e professora.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Gostei muito de medir com palmos e com a régua.
    Boas férias.
    Leonor

    ResponderEliminar