quinta-feira, 24 de março de 2011

POEMA AO SOBREIRO II


Como tinha sido sugerido aqui ficam os poemas que representaram a turma:
Era uma vez uma bolota
redonda, redondinha
andou de reboleta, rebolota
e caiu numa covinha.
passaram as noites e os dias
e uma folhinha nasceu
tristezas e alegrias
e um sobreiro cresceu!
esta história se passou
no Alentejo, terra linda
onde nasceu o meu avô
e quero lá ir este ano ainda! ( Tiago B)

Sobreiro, sobreirinho
dá a sombra no verão
faz o ninho o passarinho
e a cortiça tirada à mão.
O meu avô Miguel
que era corticeiro
morava em S. Brás
e era amigo do sobreiro.
Ele dá-nos a cortiça
que rende muito dinheiro
com ela forramos a casa
e protegemo-nos no Inverno. ( Leonor)

Vem, vem comigo
conhecer o sobreiro
que é nosso amigo
oferece-nos cortiça
que podemos transformar
é uma árvore castiça
e com a sua cortiça
mil objectos criar.
Rolhas, carteiras e malas
tudo o que podemos imaginar
mas não nos podemos esquecer
que é importante reciclar. ( Maria)

9 comentários:

  1. Eu fiquei orgulhosa de ler o poema e quem me ajudou foi a mãe e deu-me algumas ideias.

    Maria de Martins Sena

    ResponderEliminar
  2. Que belos poemas!!! Parabéns aos intervenientes!!!
    Fazemos votos para que sejam bem apreciados!....

    ResponderEliminar
  3. Eu também fiquei muito orgulhosa da Leonor e do poema porque também foi uma homenagem ao avô (bisavê paterno) Miguel que era um grande corteceiro e conhecedor da cortiça e dos sobreiros. Além do mais foi divertido fazermos este poema.

    Parabéns a todos os outros meninos e meninas!

    ResponderEliminar
  4. Que grandes poetas tem esta turminha. Muitos parabéns e muito sucesso.

    Lurdes

    ResponderEliminar
  5. Inês, e também tem bons escritores. já reparaste quantos textos já trabalhámos este ano, escritos pelos meninos?
    Olha, posso publicar no blogue o teu sobre Francisco e os jogos?

    ResponderEliminar
  6. Também gostei muito de ajudar a fazer os poemas sobre a cortiça e o sobreiro... tiveram um cheirinho alentejano do Bisavô e Avô do Tiago e da Beatriz! É muito bonito esta partilha...
    E brincar com as palavras, com os sons e fazer rimar é sempre divertido!!
    Fátima Monteiro Bento

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ouvir os poemas.
    Eu gostava de ter lido o meu poema que fiz com a ajuda do meu pai.
    Foram muito giros os poemas.

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Margarida, eu também gostava que todos tivessem lido quando fomos para o polivalente mas não fui eu que organizei esta actividade. Vamos voltar a este assunto e vamos ler na sala.
    Gena

    ResponderEliminar