segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Leonor começou... vamos continuar a contar




O meu natal foi passado no Algoz com os meus avós, primos e tios. Dormi na casa da minha avó Luzia que tem três cães, e os meus primos e tios ficaram na casa da avó Teresa, o pai natal só chegou à meia noite mas trazia muitas prendas, eu descobri logo que era a minha tia porque vi as unhas pintadas, depois a minha tia tirou a barba e o gorro. No domingo voltei para casa e abri o resto das prendas com o meu irmão Vasco, depois o meu pai disse para eu ir ao escritório que estava lá qualquer coisa, era uma PSP. Nesta semana fui uns dias ao ATL, fiquei outro com os meus avós, fui com a minha mãe para o trabalho dela e brinquei muito. Gostei muito destas férias e este natal foi o melhor de sempre. Beijinhos e ainda bem que voltamos segunda feira.DIOGO





As minhas férias estão a ficar muito e muito boas. Na primeira semana estive com a minha avó, mas atenção com duas coisas: Uma é que não é o meu infantário (o meu infantário chama-se “casa da avó”) e a outra coisa é que eu só fui para a casa da minha avó até quinta-feira dia 23 de Dezembro. Eu abri os meus presentes no dia 23-vinte e três de Dezembro, os que eu gostei menos foram os dois livros. Depois estive no dia 24-vinte e quatro de Dezembro noutra festa de natal e no dia 25-vinte e cinco de Dezembro na festa de anos do meu avô, vocês viram estive 3-três festas de natal. Na outra semana, eu fui todos os dias no ATL menos na sexta-feira 31-trinta e um de Dezembro.
JOANA RAMOS RODRIGUES



No dia 24 ajudei a preparar a ceia e fiz uns brigadeiros de côco. Jantámos com os meus avós, a minha madrinha, os meus tios, o meu irmão e os meus pais. Depois, abrimos os presentes, mas só abrimos os que as pessoas nos ofereceram. Gostei de todos e da pulseira da Silver Rado. Antes de ir dormir eu e o meu irmão deixámos uma chávena com leite e umas bolachas para o Pai Natal. Como ele trabalha a noite inteira, podia ter fome e quando chegasse à nossa casa e precisar de comer. Só de manhã é que vimos as prendas do Pai Natal, que estavam junto da Árvore de Natal. MARIA SENA







«As minha férias»

Na minha primeira semana de férias, eu fui com o meu tio Rui para o monte passar as férias com a minha avó Almerinda e o tio Blé.
Estive sem os meus pais até ao Natal, enquanto isso brinquei muito e até ajudei o Rui a vedar um terreno.
Na noite de Natal a família juntou-se toda na casa da minha avó «Minda», jantamos, jogamos jogos e chegou a hora mais esperada, a chegada do Pai Natal, não o vi porque este ano deixou os presentes à porta, recebi muitos presentes. Gostei muito do Natal porque a família divertiu-se toda junta, estive com as minhas chibinhas, só estive pena de não ter visto o Pai Natal.

Rodrigo Silva






O meu Natal foi muito divertido. Ajudei a minha mãe a fazer a comida e pus a mesa com o meu pai. Depois preguei uma partida aos meus avós e a seguir joguei ao Mikado com a minha prima. Antes do jantar a minha irmã cantou muitas canções para nós todos. Rimos muito do porquinho que a nossa prima nos ofereceu. Enquanto preparavam o jantar eu e a minha prima jogamos à Wii. Por fim, após abrirmos os presentes, eu fiz um teatrinho sobre o nascimento de Jesus em Belém.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ESCRITOS...de fim de semana

No sábado eu e a minha irmã fomos dormir na casa do meu avô com a minha prima. Fiquei com muitas saudades da minha irmã. Fomos colocar bolas, fitas ,enfeites de natal. No Domingo preparámos uma festa em casa e foram uns amigos do meu pai e a minha irmã apareceu a meio da festa. Também recebemnos prendas e por isso gostámos da festa. Noa

No dia doze de Dezembro a minha irmã fez treze anos. A minha irmã fez a festa na minha casa mas vai fazer anos no Salta e Ri. Foi um bom fim de semana. Carolina

No sábado fui a casa do Júlio e da Teresa jantar e comemos polvo. No outro dia a Teresa foi à minha casa almoçar. Depois fui aos anos da Raquel e tivemos visitas para o jantar. Maria

O meu pai foi buscar a Ana que vinha de Lisboa e ela ficou o fim de semana connosco. Fomos a várias lojas ver gorros para ela. Margarida

No sábado de manhã acordei muito cedo para ver televisão com a minha irmã Beatriz. NO domingo à tarde joguei ao magalhães e depois fiz um bolo. Leonor

Fui a um torneio de basquete em Quarteira, depois no domingo fui almoçar com os meus primos e joguei à bola. Ao fim do dia fui brincar com o Nuno.Tiago

´No sábado tive um recital na igreja da Sé. Eu vesti-me de anjo . recebi doces e os maus paias receberam duas estrelas. No domingo fui á rua de Santo António comprar toalhas. - Inês

Eu fui ao Fórum mas não vi o Pai Natal . Fui com o meu tio, diverti-me muito. Fui comprar uma árvore de Natal mas não havia só chega na segunda-feira. Espero que chegue hoje. João N.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Natal está a chegar!





A Carolina PARTILHOU o seu presépio.- é o que tem musgo e ovelhinhas


Eu vou mostrar que fiz com os meus filhos.- o que tem a estrela iluminada.
gena
O presépio com o céu azul é o da Bea e do Tiago! A árvore de Natal com garrafas também.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AINDA O NATAL ...




Também fizemos Centros de mesa e coroas!!!

FELIZ NATAL A TODOS /TODAS OS/AS QUE NOS VISITAM NO BLOGUE

cartões de natal from AR2A on Vimeo.



Natal é …


A festa da família e do carinho
O encontro de amigos e irmãos
A festa da paz e da alegria
É receber e dar prendas e beijinhos
É a festa do ano… com luzes e cores.
É natal porque Jesus nasceu!
2º A

ADIVINHA: padrões com a tabuada





Hoje o trabalho em colectivo na matemática prendeu-se com os padrões das tabuadas num modelo circular. Quem quer «adivinhar» quais são os padrões ?

PINTURAS A PRETO SOBRE CORES




UTILIZÁMOS ESTA TÉCNICA E FICARAM TRABALHOS ENGRAÇADOS. QUEM QUER, DOS MENINOS OU DAS MENINAS EXPLICAR OS PROCEDIMENTOS?

Ainda o estudo dos solos





Não tínhamos concluído o estudo dos solos que já demos «conta» aqui no blogue por isso ontem através de um protocolo fizemos concluímos a actividade experimental.
Concluímos que a impermeabilidade ou permeabilidade dos solos têm a ver com os próprios solos e a forma como está «desunido» ou « unido».

Cartões e histórias

Propusemos aos nossos meninos (o Fábio e eu) um trabalho de escrita. Distribuímos para isso 8 cartões que eram diferentes de grupo para grupo. Continham ideias: locais, forma de começar, tipos de personagens... Eis as histórias que eles e elas escreveram. A ideia foi «oferecida » pela Fátima mãe do Tiago e da Bea:

As Galinha com dentes
No tempo em que as galinha tinham dentes… Apareceu uma fada que vivia numa casa abandonada. A fada estava a encontrar um mágico. Em Marte onde a fada morava havia um pirata que fugiu de um polícia. A fada perguntou-lhe assim:
-Ó pirata não precisa de ajuda?
-Não.
A fada disse assim:
-Ok
O polícia continuava a correr atrás do pirata que não quis a ajuda da fada. E a fada ficou a ver e pensou:
-E oxalá que tudo lhes corra bem e a nós também.

Grupo – Inês, Helena, Gonçalo

A terra do lobo mau
Há muitos… muitos anos… Um lobo mau foi passear à torre e descobriu uma feiticeira, no chão da felicidade, que era da bruxa.
A bruxa vivia no vale das neves numa casa que mais parecia um iglo. A casa só tinha espaço para uma candeia, duas garrafas de poção mágica. Ela só cabia lá sentada.
Na torre vivia um duende que às vezes saía para passear.
Um dia descobriu a casa da bruxa e ficou a espiá-la. Esteve tanto tempo a espiá-la que adormeceu. De repente sentiu a presença de alguém. Era o lobo mau que disse:
-vamos embora que amanhã há mais…
Grupo: Catarina, Maria, Leonor


À procura da erva que curaNo tempo das fadas uma menina curiosa foi passear à floresta à procura de uma erva que cura doenças, procurou no deserto, andou muito e encontrou um espantalho e um robô, que disseram:
-nós sabem onde está a erva. Vais em frente voltas à direita depois à esquerda.
Segui em frente e encontrou mas apareceu um dinossauro e acabou-se o que era doce.
Grupo : Lurdes, Rodrigo O , João Romão


0 menino descobria a espada
Antigamente nuns país distante uma velhinha que queria ser mãe natal foi conhecer o pai natal.
Ela encontrou um gigante a lutar com um menino e decidiu ir ter com o pai natal para ele fazer uma magia para construir um foguetão. A velhinha punha a espada no foguetão se o gigante matasse o menino.
O pai natal fez um foguetão com a sua varinha mágica. Ele lembrou-se de fazer uma magia com gatos que arranhavam tudo transformou-os no foguetão.
Vitória, vitória acabou a história.
Grupo: Diogo, Francisco L., João Pedro

Uma aventura no espaço
No tempo em que os caracóis não andavam com as casas às costas havia um planeta mágico na lua e a lua tinha um poder muito forte. Um ladrão encontrou uma seria que controlava esse poder e o poder já não estava lá por isso culparam-na. Um cão que viu tudo foi procurar ajuda e encontrou o pai da sereia. Contou-lhe o que se estava a passar. O pai que era astronauta investigou e pediu ajuda à sereia e ao cão. Juntos resolveram o mistério e a lua recuperou o poder mágico.
Meu dito, meu feito este conto saiu perfeito.

Grupo : Lucas, Beatriz, Pedro J

Os animais
No tempo em que os animais falavam…
Existia um gato que estava num castelo a descansar descobrindo a pensar a forma da paz. Depois o gato foi passear no rio encantador mas passou uma serpente que o assustou e ele desatou numa correria maluca e encontrou um bombeiro. O gato gritou:
-larga! É uma serpente.
O bombeiro riu e disse que era uma mangueira e estava a lavar o passeio.
E agora vamos embora, que está na hora de acabar a história.

Grupo: Noa , Joana, Rodrigo S.


O cavaleiro
Era uma vez um cavaleiro, que vivia numa gruta. Um dia encontrou um tesouro.
Foi para o planeta do amor. Nesse planeta existia um cozinheiro que fazia comida com a ajuda de um dragão que fazia de fogão. Nesse planeta havia muitos animais que eles caçavam para poder comer. O cavaleiro ao ver aquilo ficou muito admirado e assustado e pensou:
-será que o dragão me vai comer?
O dragão sai para caçar correndo atrás de uma vaca. O cavaleiro aproveitou para ir falar com o cozinheiro que lhe disse para não ter medo porque só comia carne de vaca.
E depois… Foram-se as vacas e ficaram os bois.

Grupo : Carolina, Nuno, Margarida

História
No tempo em que as bruxas andavam de vassoura… para descobrir mistérios descobriram uma vassoura velha e descobriram muitos e muitos mistérios.
Primeiro encontraram um novo planeta onde havia uma ilha. Nessa ilha havia um labirinto onde viviam um rei extraterrestre e um monstro e eles nunca se encontraram, até que um dia o extraterrestre acendeu uma luz e eles encontraram-se todos e foram felizes para sempre.

Grupo: Guilherme, Pedro F., Tiago

domingo, 12 de dezembro de 2010

A AUTONOMIA... da Bea


Há pouco recebi um e-mail da Beatriz Bento, fui ver!
Ela enviou este trabalho para partilhar. Fez no Paint!!!!! Parabéns!!!
Vou colocar nesta etiqueta a palavra PARTILHAS e assim vou colocando este tipo de trabalhos, pesquisas, ...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Trabalho com o PAINT!
























Tarefa a pares - num programa de desenho- desenhar uma árvore de Natal verde, com bolas vermelhas e uma estrela amarela no topo e escrever os procedimentos.

· Primeiro pomos no botão de iniciar , fomos para o ambiente de trabalho fomos para o Paint. Eu com a árvore utilizei formas e a Carolina sem formas fez tudo à mão ( Pedro J e Carolina).

· Primeiro tivemos de descobrir o sítio e depois desenhámos a árvore de Natal. Desenhámos a árvore a ir buscar formas: triângulos, bolas e estrelas ( Maria e Leonor).

· Fomos ao ambiente de trabalho e carregámos no Paint e apareceu uma página para pintar. Nós fomos às formas e pusemos triângulos ater acabarmos. Depois fizemos bolas vermelhas e uma estrela. ( João R e Guilherme)

· Nós achámos o Paint e fizemos a árvore de Natal com bolas vermelhas e a estrela no cimo ( Pedro F e Gonçalo)

· Fomos ao iniciar e depois clicámos no Paint. Depois apareceu a folha onde era para desenhar. Carregámos no triângulo verde e fizemos dois e um quadrado castanho e carregamos nas bolas vermelhas. ( ?)

· Fizemos o desenho para fazer uma árvore de natal, carregámos nas formas para fazer a árvore de Natal ( Margarida, Beatriz e Leonor)

· Nós fomos às formas e tirámos os triângulos e a estrela e fizemos a árvore de Natal ( Noa). Eu fui ai ambiente de trabalho e fiz oi que foi pedido ( Inês).

· Conseguimos escrevendo numa barra de procurar itens. Fizemos a árvore de natal utilizando formas. (Lucas e Tiago )

· Eu liguei e pus a minha palavra passe e a seguir pus onde estava o sítio para pintar e assim agora já estou lá e também fizemos formas e gravámos ( Joana) A Joana ligou o computador e quem fez a árvore foi a Joana, eu pintei as bolas e também fiz uma fita. ( Rodrigo O)

· Chegámos a um sítio aparece uma lista e clicamos no Paint. Fizemos algumas formas que forma círculos , triângulos e pusemos num pincel fino para fazer o vaso . clicámos na lata de tinta e pintámos o vaso todo. ( Nuno e Rodrigo S)

· Chegámos lá no sítio onde se desligava, nós fomos às formas e onde está uma linha direita clicámos aí e depois vimos uma bola e clicámos e também vimos uma estrela e também clicámos. ( Francisco e Catarina)

Como é complicada a escrita do que fazemos... Deixamos alguns trabalhos

SEMANA DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA











Hoje recebemos na nossa escola um grupo da APPC. Dançaram e encantaram, no final dançámos todos uma música da Chaquira.
Obrigada a todos e sobretudo às professoras ensaiadoras.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA - balanço do 1º Período



Após alguns exercícios com arcos, fizemos o balanço do trabalho do 1º período:
- aprendemos muito; - utilizámos vários instrumentos/aparelhos de educação física (bolas, andas, arcos, espaldares) mas sobretudo sentimos o nosso corpo.
A chuva condicionou o trabalho no exterior e por isso a maior parte das actividades foi desenvolvida no Polivalente. Há alguns alunos que ainda não ouvem as tarefas a realizar e/ou não as cumprem e / ou ... por isso há muitas situações a melhorar!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os VÍRUS nos computadores

Um vírus informático é ... ( ideias de alguns... vamos completar!)

... um programa que não pertence ao computador e que foi feito para não o deixar funcionar bem ( Maria ) ... um programa que infecta o computador mas existem anti-vírus. O Magalhães está protegido com o programa Microsoft Security ( Diogo)... Os vírus podem apagar ficheiros, fazer saltar o ponteiro, deixar o computador lento ( Pedro F.) ...Temos de ter cuidado quando vamos para a Internet ( Helena) ... Por vezes os vírus contaminam o nosso computador e o de todos os nossos contactos ( Carolina )...Os vírus são perigosos há também os vermes e os cavalos de tróia ( Tiago) ... Podem tirar sites, e-mails, estragam trabalhos que fizemos ( Leonor ...)Pode ser uma imagem, um documento , um e-mail. ( Beatriz) ... é um problema e muitas vezes não nos apercebemos ( Catarina) ... Eu não quero que o meu Magalhães fique doente. ( João R.) ... há vírus escondidos em programas de computador que parecem ser úteis ( Noa)... Os vírus informáticos podem estar disfarçados de várias formas ( Noa ) ... Como nas pessoas os vírus causam doenças nos computadores... ( Pedro J.)... Todos os que utilizam a internet estão sujeitos a apanhar vírus nos seus computadores . Devemos instalar anti-vírus. Não devenmos abrir e-mails de pessoas que não conhecemos ( Gonçalo).

DESAFIOS MATEMÁTICOS II




















Com a reflexão/balanço da semana passada, com novos grupos e novas estratégias de comunicação hoje, trabalhámos novamente desafios matemáticos.
No balanço verificámos que ainda há aspectos a melhorar nomeadamante na comunicação.
A experiência de escrever a tarefa e as conclusões em acetato e depois projectar foi um recurso que optimizou o trabalho dos grupos.